Americano 2 x 2 Botafogo - Melancolia.


Americano x Botafogo - Rodrigo Pimpão
Autor de um dos gols do Botafogo e um dos poucos que jogaram bem: Rodrigo Pimpão
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

O Botafogo não foi eliminado ontem. O Botafogo foi eliminado quando perdeu o primeiro jogo da taça Guanabara; o Botafogo foi eliminado quando não manteve um padrão de jogo; o Botafogo foi eliminado quando não fez por onde e (de forma pífia) começou a pensar em reagir tendo que depender de resultados dos adversários e não foi só isso! Vá na classificação geral e veja onde o Botafogo está...Sim! Ficamos abaixo de times ditos pequenos ou medianos; me diga se não é para ficar puto? Claro que, surgiram algumas informações no final do jogo de ontem que fazem todo sentido para o Botafogo não ter entrado em campo neste campeonato Carioca! São alguns pontos que irei discorrer no decorrer desta crônica...

Na segunda - feira de carnaval, fui ajudar um amigo em sua mudança. Por conta disso, tanto eu quanto um outro amigo (que também participou de tal tarefa) fomos convidados a passar o dia em seu apartamento (dessa vez organizado) e de quebra assistir ao jogo do Botafogo. Confesso que conforme se aproximava a hora do jogo, eu fiquei ansioso, apreensivo, preocupado...mas sem deixar de acreditar! Essa é a marca maior do Botafoguense...marca essa que alguns torcedores rivais vem tentando nos tirar e, se depender de alguns torcedores alvinegros, qualquer hora dessas realmente alguns irão acabar desistindo! Como disse um amigo ontem, o Botafogo ainda existe pois existe torcedores como ele, eu e você que está lendo esta crônica agora que acredita no Botafogo! Mas será que o Botafogo acredita em si próprio? Até quando seremos alvo de chacotas e eliminações nas competições? Poderíamos não chegarmos à final da taça Rio; poderíamos (caso chegássemos) não sermos campeões, contudo, o que nós torcedores queremos, é que o time jogue com GARRA, vontade, determinação...que jogue (pelo menos) com o mínimo de dignidade; que termine um campeonato com o minimo de dignidade! Vendo as reportagens do pós - jogo, já em casa, João Paulo disse que "faltou brilhos nos olhos". Vou adiantar outra coisa que li: Zé Ricardo dizendo que o Botafogo estava focando nas copas, mas que não estava satisfeito com a eliminação do Carioca! De quem foi a brilhante ideia de abandonar o Carioca ou ir jogando de forma displicente  de que "onde chegarmos", já estará de bom tamanho? Será que nossos dirigentes não sabem fazer conta? Dos quatro grandes, o Botafogo é o que tem menos títulos!

Dias atrás, conversando com uns amigos (provavelmente foi após outra derrota do Botafogo), opinei dizendo que o Botafogo não pode se dar ao luxo de escolher qual competição quer vencer pois, na história recente do clube, o Botafogo não ganhou o Carioca; apostou suas fichas na libertadores (2014) e no final do ano fomos rebaixados! Disse que, para os valores que um jogador de futebol ganha, ele tem a obrigação de jogar todas as partidas! Discordaram de mim quando, se formos comparar o Carioca com uma Sul - Americana e/ou copa do Brasil, temos de usar a força máxima! Sim, concordo. Mas me explica uma coisa: por que toda essa preocupação se, algumas vezes um ou outro jogador dito importante se machuca no treino antes dos jogos? De forma particular (e já devo ter comentado isso outras vezes), sou da opinião que o Botafogo como time grande que é, deve entrar em todas as disputas para ser campeão! Sabe aquela frase que aparece em faixa no estádio de vez em quando que diz: "nunca vi um time com tamanha falta de ambição" ela diz muito sobre o nosso Botafogo atual e (também) em relação a alguns torcedores que viajam na ideia de que devemos abandonar o Carioca poe estarmos jogando duas copas! Ora, e quando só temos a copa do Brasil? O primeiro título que queremos ganhar é o Carioca! Vejo um pouco de incongruência nesta maneira de pensar!

Um dos amigos com os quais tive a oportunidade de estar ontem para assistir aos jogos, disse o seguinte: que o Fluminense (se queria poupar), deveria ter poupado na semana anterior contra o Botafogo (não que isso fosse garantia que o Botafogo fosse vencer) e não escalar os reservas contra o Flamengo que viria com o time titular! Chegamos a conclusão que (desta vez) não houve uma espécie de "teoria da conspiração" para prejudicar o Botafogo, o técnico do Fluminense fez o que achou o que tinha de ser feito (diria que foi burrice), mas a burrice dele, foi a mesma que a do Botafogo: prestigiar a copa sul americana, que (atualmente) também é o sonho de consumo do time das Laranjeiras! Como já foi explicado, o Botafogo não dependia só de si e, mesmo que o Fluminense tivesse vencido, o Botafogo cederia o empate para o Americano no final do jogo!

Ainda sobre o jogo do Fluminense, o Flamengo massacrou o time das Laranjeiras no primeiro tempo; no segundo tempo o tricolor das Laranjeiras voltou com outra postura e quase acabou com a festa rubro - negra! No primeiro tempo, o Botafogo nem se quer tinha aberto o placar e, o gol que sofreria do Americano colocaria em dúvida se conseguiríamos fazer o número de gols necessários! Porém, a menos que o Flamengo perdesse o jogo, fazer o número de gols necessários não adiantaria muito, devido a quantidade de gols no Maracanã...bom, como não sou bom matemática, pode ser que esta minha conta não esteja batendo; o único resultado que aconteceu e que, dadas as circunstâncias não ajudaria em porra nenhuma ao Botafogo, foi o jogo entre Cabofriense x Madureira : empate sem gols (os gols da Cabofriense - dois) foram anulados pela arbitragem.

A cada gol do Fluminense contra o Flamengo, nossa esperança, nossa fé, se renovava; torcíamos para que o Botafogo (vencíamos por 1 x 2) se transformasse em 3, 4...mas o tempo era curto! Para finalizar nossa participação de forma bisonha neste campeonato Carioca, o Botafogo deixou que o americano empatasse! As latinhas de cerveja que bebemos durante o jogo estava na frente da televisão: ainda haviam outras a serem consumidas; seria para comemorarmos,mas sabíamos também que poderia ser para afogar nossas mágoas e acabou que serviu para isso mesmo...

Confesso que estou na dúvida sobre o que dizer em relação a atuação dos nossos jogadores, uma vez que, o time não jogou bem. Não lembro ao certo, mas acho que foi no primeiro gol do Americano: Diego Cavalieri poderia ter tirado aquela bola; talvez o que amenize para ele seria o fato de que ele foi na bola, ou seja: faltou um pouco de sorte; Marcinho (perto de outros jogos) não foi de todo ruim e, levando em consideração que alguns de nós, torcedores alvinegros vem perseguindo o jogador, as criticas que fizemos ontem, foram menores; estávamos em três assistindo ao jogo e, fomos unânimes em concordar que os dois gols que o Botafogo sofreu foi em falhas do zagueiro Gabriel; Jonathan não esteve bem no jogo.

Alex Santana fez a diferença ao marcar o primeiro gol do Botafogo, mas foi só. Não esteve muito bem no jogo, contudo melhor do que muitos outros; Cícero continua sem mostrar a que veio; bem marcado, Gustavo Ferrareis conseguiu aparecer mais no segundo tempo e foi um dos responsáveis por colocar Alex Santana em condições de fazer o segundo gol contra o Americano; Um dos melhores em campo, Rodrigo Pimpão (autor do primeiro gol alvinegro) mostrou aquela boa e velha disposição de sempre, porém poderia ter sido melhor, mas foi impedido de agir melhor devido a boa marcação do time do Americano.

Mais uma vez Erik não jogou bem, porém, participou do segundo gol do Botafogo ao dar o passe para Rodrigo Pimpão. Apareceu pouco no jogo; Diego Souza não jogou bem e, somado a falha de Gabriel, colaborou (ao ter perdido uma bola) com o gol de empate (no fim do jogo) do Americano.

João Paulo, ao entrar no jogo, deu um outro panorama a partida: tem feito a diferença, mostrando vontade e GARRA, determinação! Luiz Fernando não tem conseguido fazer muito quando entra nos jogos; e por fim, Igor Cássio: foi bastante elogiado por nós que assistíamos ao jogo: chegamos a conclusão de que merece mais chances no time!

Saudações Alvinegras!


Americano 2 x 2 Botafogo - Melancolia. Americano 2 x 2 Botafogo - Melancolia. Reviewed by Thiago de Castro on março 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias