Flamengo 2 x 0 Botafogo


Rodrigo Pimpão - Botafogo
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Algumas vezes acaba acrescentando informações que eu nem pensava em colocar na crônica. Mas por meio de uma sugestão ou outra vindas de amigos, acabo colocando - as aqui. E neste parágrafo, vos deixo uma pergunta: será que as duas últimas atuações estariam relacionadas ao atraso de salários? Será que este fantasma voltará a assolar o clube novamente? Por quê o torcedor espera tanto da diretoria do clube, do time, espera por conquistas se após a queda na libertadores houve uma debandada, uma diminuição no número de sócios que viabilizaria uma receita melhor? Por quê não aumentar? Este parágrafo é só começo desta crônica...

Costumo dizer que na vida de maneira geral sou otimista: muita das vezes um otimista incorrigível. Logo, no caso do Botafogo não seria diferente. Mas existe aquele momento que passo a ser o otimista - realista; no momento, pulei a fase do otimista - realista para apenas ser realista diante das circunstâncias pelas quais o Botafogo passou nos dois últimos jogos. Como explicar dois jogos os quais o Botafogo joga um dos tempos mostrando potencial, não consegue fazer gols e perde o jogo? Tenho por hábito sempre pedir aos amigos mais afoitos que esperem um pouco, que deixem o técnico trabalhar: um amigo me disse no facebook (meio que escrevi este parágrafo lá primeiro) que eu estava sendo precipitado. De repente ele possa vir a estar certo, mas agora não dá (momentaneamente) para mudar o que eu disse lá. A verdade é que Marcos Paquetá segue sem um padrão de jogo e se isso não se acertar logo, pode prejudicar (e muito) a vida do Botafogo. Para quem queria a saída do Valentim, deve estar se lamentando agora.

Vi ofensas dirigidas ao goleiro Jefferson e repudio esse tipo de manifestação. Em momento algum (já devo ter dito isto em outra crônica) que ninguém (salvo algum erro de interpretação) está deixando de ser grato pelos serviços prestados pelo goleiro. Mas acontece que não podemos viver da defesa que ele fez em 2010 no clássico contra o Flamengo que nos deu o título carioca; não podemos nos apegar ao campeonato carioca de 2013; Sim, não iremos esquecer que em 2014 após a queda ele ficou e jogou a série B em 2015 e nos trouxe de volta para a elite do campeonato brasileiro em 2016 e que jogamos a libertadores de 2017. Eu (pelo menos) não estou apontando somente a falha dele no gol sofrido ontem (o primeiro no clássico contra o Flamengo) mas sim todo o conjunto da obra! Segundo um amigo meu, a idade chega; um outro amigo disse que ele tem de sair por cima...claro que não podemos esquecer àquela cirurgia feita sem sucesso...contudo, será que seremos tão pacientes e condescendentes se em uma final de sul americana, valendo o título de expressão que a tanto tempo esperamos, ele venha a falhar? Será que haverá o perdão? Parece que alguns torcedores alvinegros acham que outros torcedores alvinegros pensam que Jefferson deixou de ser ídolo atribuindo isto a fase ruim pela qual ele está passando. Não vejo por esse lado: penso que chegou a hora dele descansar e de continuar a ser ídolo. Quando expomos as falhas de nosso goleiro, não estamos deixando para trás todos os seus dias de glórias, mas estamos vendo o momento e baseando - se nisso tem torcedor que acha que ele deve ficar, ficar no sacrifício. E, neste caso, vejo que os torcedores que tem essa opinião (a qual respeito) será que nós não estaríamos sendo egoístas? Quando das primeiras falhas houve uma corrente bem radical que dizia que ele deveria se aposentar naquele momento, discordei: disse que se ele estipulou o final do ano para se aposentar, então que ele se aposente no final do ano. Hoje já vejo que o ideal seria ele se aposentar para ontem! Temos o Gatito (aliás que lesão é essa que está demorando tanto a cicratrizar?) que tirando este fato (e de contrato renovado) pode e deve assumir o gol alvinegro e começar a fazer história! Ou será que (como uma amiga minha levantou tal hipótese) Gatito foi vendido? Caso Gatito assuma nosso gol, já sabemos que podemos contar com o Saulo que (mesmo no susto) fez mais do que o Jefferson na partida de ontem.

Aliás, o Flamengo ganhou de um Botafogo apático (2 x 0) com méritos: jogou em cima dos erros táticos e técnicos do time alvinegro e digo para você que eu já estava me preparando para uma goleada. O time todo do Flamengo jogou bem. destaque para os autores dos gols: Lucas Paquetá e Matheus Sávio. Mas se eles conseguiram fazer isso em um período tão curto (dois gols em menos de 10 minutos do primeiro tempo matando o jogo) é porque o time deles tem conjunto. O Botafogo melhorou no segundo tempo, mas nada do que fez foi o suficiente para pelo menos fazermos o gol de honra!

Se o Jefferson errou, Luis Ricardo também teve sua parcela de culpa. Já há torcedores que clamam pela volta de Marcinho ( o renegado Marcinho) e sim, eu questionei a última (ou penúltima atuação dele (na verdade eu critiquei mesmo), mas quando ele jogou bem, o elogiei, tal  qual como fiz com o Jefferson mesmo achando que ele deveria se aposentar.

Não faltou boa vontade de Joel Carli e Moisés que tentaram (de cabeça) abrir o placar (sem sucesso) tendo parado nas defesas do goleiro rubro - negro Diego Alves. é preciso ressaltar que o Botafogo não marcou (marcava) os jogadores adversários como deveria marcar e estava errando muitos passes. Passes, toques bobos de meio metro. O que será que os jogadores alvinegros fazem nos treinos?

Aguirre ainda não mostrou a que veio: acho que veio para levar cartões e ser expulso (foi expulso mais uma vez); Matheus Fernandes vem numa crescente e Léo Valencia (outro renegado e contestado) por alguns torcedores tem tido sua parcela de algumas boas jogadas, assistências, determinação e força de vontade que (para alguns torcedores) não é o suficiente. Entretanto, se ele estiver na posição certa, é um diferencial para a equipe.

Kieza anda meio apagado e Rodrigo Pimpão...Não adianta: o cara se acerta reclamam; se erra reclamam; se faz gol reclamam, se não faz, idem! Se faz isso tudo, se dá assistências, carrinhos mal executados e o time perde, é crucificado por alguns torcedores. Concordo que o Jefferson tem mais história que Pimpão e Valencia no clube, mas renegar este dois da forma como vem ocorrendo, é sacanagem! Passam a mão na cabeça do Jefferson, mas Pimpão e Valência é só pedrada. o que torcedor tem que entender é que o time é esse e se com os dois já está ruim, imagine sem um dos dois ou sem os dois?

Que dias melhores possam estar a caminho para o Botafogo...

Saudações Alvinegras!



Flamengo 2 x 0 Botafogo Flamengo 2 x 0 Botafogo Reviewed by Thiago de Castro on julho 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias