Botafogo perde e está eliminado da Copa do Brasil

Precisando de uma vitória simples ou até empatar em 0 a 0 ou 1 a 1 para se classificar, o Botafogo sofreu o gol único da partida aos 46 minutos do segundo tempo e acabou sendo derrotado e eliminado pelo Figueirense no Nílton Santos. A princípio, restará apenas a Série B até o final da temporada, que é o nosso principal objetivo. O próximo compromisso será novamente no Nílton Santos, partida contra o Náutico, sábado, 18, 16h30.

Para a Sul-americana, ao menos Ceará - campeão da Copa do Nordeste -, Brasília - campeão da Copa Verde -, Atlético Paranaense, Goiás, Chapecoense, Vitória - eliminados na Copa do Brasil e que terminaram acima do Botafogo no Brasileiro do ano passado - e o perdedor do confronto Santos x Sport teriam prioridade no preenchimento das vagas. Sendo assim, o Botafogo precisa torcer para que Grêmio, Flamengo, Coritiba, Palmeiras e Bahia avancem na Copa do Brasil.

Caso um desses times seja eliminado, dependerá do Ceará avançar na Copa do Brasil no confronto contra o Tupi e depender do time nordestino escolher continuar no certame nacional. Se dois forem eliminados, o Botafogo estará fora da Sul-Americana de 2015.


(atualizando: o Botafogo não tinha chance de classificação para a Copa Sul Americana de 2015. Pelos critérios da CBF, os quatro clubes que subiram da Série B para a Série A na última temporada - Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí - tinham uma melhor colocação no ranking para o preenchimento das vagas com os clubes eliminados em fases anteriores da Copa do Brasil. Com isso, Joinville e Ponte Preta disputarão a competição continental ao invés de Vitória e Botafogo.

Foto: Vitor Silva
O Figueirense deu o primeiro susto após um cabeceio por cima da meta do Jefferson, mas com menos de dez minutos o Botafogo já controlava e pressionava o adversário. Elvis e Octávio - as novidades no meio-campo alvinegro - organizavam e ditavam o ritmo do time. Fora eles, Jean foi mais uma novidade na lateral-esquerda.

Foto: Vitor Silva.

Aos 18, Luis Henrique lança e Pimpão finaliza para boa defesa de Alex Muralha. Aos 25, outra grande defesa de Muralha, dessa vez em chute de Elvis que, aos 37, foi substituído pelo Tomas.

O Botafogo finalizava mais e controlava a partida, fazendo bom primeiro tempo. Aos 43, o Figueira faz a sua primeira substituição e, no minuto seguinte, chegou com perigo quando Jean perdeu no corpo e o atacante catarinense chutou por cima do gol.

Foto; Vitor Silva.
No segundo tempo, o Botafogo acertou o travessão do Alex Muralha aos 9 após chute do Tomas. E foi só. Depois dessa finalização, chegou com pouco perigo ao gol adversário e o Figueirense foi, aos poucos, crescendo na partida. Ameaçou na primeira após Roger Carvalho quase fazer contra ao acertar a trave esquerda aos 24 e teve a sua melhor chance aos 38 após Jefferson fazer grande defesa.

Foto: Vitor Silva
Nos acréscimos, Pimpão é lançado e nitidamente esgotado fisicamente, mal tendo forças para concluir com o Alex Muralha defendendo sem maiores problemas. No lance seguinte, Roger Carvalho e Jean perdem uma disputa de bola no alto e, após cruzamento da direita, o atacante Marcão conclui de letra para decretar a classificação do time catarinense. Festa dos alvinegros sulistas em pleno Nílton Santos, para lamentos, vaias e xingamentos dos alvinegros locais.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 1 FIGUEIRENSE

Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data / Hora: 14-julho-2015 / 21h (de Brasília).
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP).
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).
Renda/ público: R$ 132.710,00 / 7.116 presentes (6.985 pagantes).
Cartões amarelos: Rodrigo Pimpão, 35’/2º.T e Daniel Carvalho, 43’/2º. (Botafogo); Dudu, 5’/2º.T (Figueirense).
Gol: Marcão, 46'/2º.T (0-1).

BOTAFOGO: 1- Jefferson; 4- Luis Ricardo, 3- Renan Fonseca, 2- Roger Carvalho e 6- Jean; 5- Diego Giaretta e 8- Willian Arão; 11- Octávio (19- Daniel Carvalho, 15'/2º.T), 10- Elvis (16- Tomas, 37'/1º.T) e 7- Rodrigo Pimpão; 9- Luis Henrique (18- Sassá, 41'/2º.T). Técnico: René Simões. Suplentes não utilizados: 22- Renan, 13- Diego, 14- Alisson, 15- Fernandes, 17- Lulinha, 20- Jeferson Paulista e 21- Vinícius Tanque.

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Jefferson (Dudu 44'/1ºT), Marquinhos, Saimon e Marcos Pedroso; Ricardinho, Paulo Roberto, Fabinho e Rafael Bastos (Yago 15'/2ºT); Thiago Santana (Everaldo 28'/2ºT) e Marcão. Técnico: Galego.

 Por: Thiago Hildebrandt.
Botafogo perde e está eliminado da Copa do Brasil Botafogo perde e está eliminado da Copa do Brasil Reviewed by Thiago Hildebrandt on julho 15, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias