COLUNA DO BRUNO SOUZA: Especial Nilton Santos!

Hoje normalmente, não seria dia da minha coluna aqui na nossa página, mas, o falecimento do nosso ídolo Nilton Santos, merece um texto em homenagem ao melhor lateral esquerdo de todos os tempos da história do futebol.

Jovem que sou, nunca vi nenhum jogo de Nilton Santos, com a camisa alvinegra. Mas atento a tudo que ouço, me tornei fã de Nilton Santos, desde os tempos de criança.

Nilton Santos não é ídolo do Botafogo, apenas por ter jogado a vida toda no clube. Mas também por demonstrar em toda sua vida, como jogador e após abandonar a carreira de jogador, amor irrestrito ao Botafogo. Amor incondicional. Amor sem fronteiras, que resistiu até mesmo ao Mal de Alzheimer, que o debilitou muito nos últimos anos de sua vida. Amor ao Botafogo, que hoje é exemplo para as novas gerações de torcedores.

Nilton Santos não é ídolo do Botafogo, apenas por ter sido eleito pela FIFA como o melhor lateral esquerdo de todos os tempos. Mas também, por ter feito história em sua posição, jogando com a camisa alvinegra. Por ter (junto com Garrincha, Didi, Zagallo, Jairzinho e outros) elevado o nome do Botafogo ao topo do futebol mundial. Por ser ele também, responsável pelo Botafogo ter sido eleito um dos 12 maiores clubes do século XX. Por ter tanta grandeza e habilidade dentro das quatro linhas, a ponto de ser considerado como "A enciclopédia do futebol". Por proporcionar aos torcedores alvinegros, momentos que jamais serão esquecidos, por quem os viu.

Nilton Santos é o maior ídolo da história do Botafogo (na minha opinião), porque quase 50 anos após ter encerrado sua carreira como jogador, ainda é referência para muitos laterais. Porque anos se passaram, mas a magia de seu futebol não passou. Porque outros laterais surgiram, mas nenhum deles chegou perto do que foi Nilton Santos. Porque outros laterais ainda surgirão, mas nenhum chegará nem aos pés de tudo que Nilton Santos fez dentro do futebol.

Nilton Santos é ídolo, porque jogadores vem e vão do clube, mas Nilton Santos permanece. Se não permanece mais fisicamente, permanece na memoria de todos os torcedores como exemplo de jogador, exemplo de torcedor e exemplo de homem.


Nesses novos tempos, de grandes decepções que a torcida alvinegra vem sofrendo, que o amor que Nilton Santos teve pelo Botafogo, sirva de exemplo para todos nós torcedores de hoje e para todos os torcedores que ainda virão. E que nós torcedores, passemos para as próximas gerações de alvinegros, tudo que Nilton Santos representou para o Botafogo e para o Brasil.

Finalizo essa coluna em homenagem à Nilton Santos, com as palavras do célebre Armando Nogueira:

-"Tu em campo, parecias tantos, e no entanto, que encanto! Eras um só, Nilton Santos."
COLUNA DO BRUNO SOUZA: Especial Nilton Santos! COLUNA DO BRUNO SOUZA: Especial Nilton Santos! Reviewed by bcfsouza on novembro 27, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias