COLUNA DO BRUNO SOUZA: O conjunto do time é que faz a diferença

Fala galera alvinegra!

Nessa semana o Botafogo perdeu o jovem Vitinho para o futebol europeu. Após a saída de Vitinho, o elenco (numero de jogadores) do Botafogo que já era criticado por parte da imprensa e da torcida, novamente virou assunto.

Muitos dizem que o elenco alvinegro está enfraquecido diante de rivais como: Cruzeiro, Corinthians, Grêmio e Internacional. Diante desse argumento, decidi pesquisar os elencos dos quatro times citados acima e comparei-os com o elenco alvinegro.

Comparando os elencos, a conclusão que se chega, é a de que o Botafogo realmente tem o elenco (eu disse elenco, não time) menos forte entre os três. Mesmo com o elenco menos forte, o alvinegro ainda leva vantagem em algumas posições, contra os rivais acima. É claro que o elenco alvinegro tem poucas opções para a posição de armador e para o ataque, mas todos os elencos tem suas carências nessa, ou em outra posição, consequentemente, com o Botafogo que vem sofrendo um desmanche ao longo do ano, não seria diferente.

O que muitos esquecem quando se atêm ao simples fato de o elenco alvinegro ser menos forte, é que o que tem feito a diferença para o Botafogo durante o ano, é a força que o conjunto do time titular tem.

Quando o time tinha uma base formada no começo do ano, começaram a acontecer as primeiras baixas por lesão. Antonio Carlos e Renato saíram do time lesionados, Dória e Gabriel entraram no time e não mais saíram. Depois, Marcio Azevedo foi vendido, acharam que o time perderia rendimento. Julio César entrou e deu conta do recado. Após o Campeonato Carioca, Fellype Gabriel foi vendido, novamente uma dúvida pairou sobre o time alvinegro. Dessa vez, Vitinho entrou e deu conta do recado. Lucas lesionou-se e todos acharam que a lateral-direita ficaria órfã. Gilberto entrou, e mesmo ainda cometendo falhas, tem coberto bem a ausência de Lucas. Agora, foi-se Vitinho e mais uma vez a dúvida pairou sobre o time alvinegro. Rafael Marques atuou no lugar de Vitinho e foi bem.

O Botafogo tem desde o começo do ano, uma sólida base formada e o maior sinal disso, é que  jogadores saem do time, outros entram, e o time segue com o mesmo padrão de jogo e os resultados seguem acontecendo em favor do glorioso. O Botafogo consegue se reinventar a cada mudança no time e seguir bem em campo.

É claro que o elenco alvinegro está em seu limite numericamente falando e que não há mais espaço para perdas. Fica claro também que o elenco alvinegro não é o melhor do Brasil, mas o Botafogo tem o melhor time e esse time vai continuar bem, com ou sem Vitinho, pois a filosofia de jogo não muda e isso faz toda a diferença.

É isso ai galera, semana que vem eu volto. Saudações alvinegras a todos!
COLUNA DO BRUNO SOUZA: O conjunto do time é que faz a diferença COLUNA DO BRUNO SOUZA: O conjunto do time é que faz a diferença Reviewed by bcfsouza on agosto 31, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias