COLUNA DO BRUNO SOUZA: A imprensa contra o Botafogo

Fala galera alvinegra!

Nos últimos tempos, eu tenho tentado entender a contraditória relação entre Botafogo e imprensa, mas a cada notícia relacionada ao glorioso, fica mais difícil entender.

Até pouco tempo atrás, a administração do Botafogo tinha suas falhas e problemas extra-campo também existiam, mas estranhamente, pouco se noticiava sobre os assuntos. O que mais se via na imprensa, eram elogios a tudo que envolvia o clube e mesmo nos momentos ruins, a maior parte da imprensa fazia "vista grossa" para o que se passava no Botafogo. Até cheguei a pensar que começava a existir uma espécie de "Bota-Press".

Quem não se lembra do aumento absurdo da dívida do clube, na gestão Maurício Assumpção? Quem não se lembra da (recente) época, que Loco Abreu mandava e desmandava no clube, a ponto de ser o pivô da demissão do técnico Joel Santana? Quem não se lembra do Engenhão vazio em vários jogos do Botafogo nos últimos anos? Quem não se lembra dos vários revezes que o Botafogo sofreu na justiça, com relação a rendas penhoradas?

Se forçarmos a memória apenas um pouco, lembraremos que esses acontecimentos foram recentes. Todos esses fatores extra-campo que estão sendo noticiados com muita ênfase pela imprensa, sempre aconteceram no Botafogo (assim como em vários outros grandes clubes), mas sempre foram abafados pela imprensa. Agora tudo isso tem sido noticiado com frequência pela mesma imprensa, que antes via tudo e pouco noticiava.

Toda essa "perseguição" de parte da imprensa ao Botafogo, me levam a duas conclusões:

Como eu já havia dito aqui neste espaço, fica cada vez mais claro que um dos motivos do silêncio de parte da imprensa até pouco tempo atrás, era o fato de o Engenhão ser o principal estádio do estado o que deixava a imprensa "refém" do Botafogo, por espaços no estádio, como: Camarotes, cabines de transmissão e outros. O protecionismo da imprensa ao Botafogo que foi citado acima, coincidiu justamente com o fechamento do Maracanã. Coincidência ou não, junto com o fechamento do Engenhão e a reabertura do Maracanã, começaram a surgir matérias e reportagens desagradáveis ao Botafogo.

A outra conclusão é a de que o Botafogo, só era bem quisto pela imprensa, enquanto era apenas um coadjuvante nos campeonatos em que os times da mídia, faziam bonito. A partir do momento em que o Botafogo passou a ser o astro principal nas competições, a mídia passou a noticiar coisas ruins do clube, tentando minar o ambiente no Botafogo.

Para sorte de todos os torcedores alvinegros, nenhuma dessas notícias e falácias manipuladas pela mídia (Manipuladas sim, pois mesmo sendo verdade, a mídia tem usado apenas em detrimento do Botafogo), estão desestabilizando o elenco alvinegro. Isso a cada dia mostra que o elenco além de estar forte taticamente e tecnicamente, também está forte mentalmente.

É isso ai galera. Vou ficando por aqui. Saudações alvinegras e até a próxima!
COLUNA DO BRUNO SOUZA: A imprensa contra o Botafogo COLUNA DO BRUNO SOUZA: A imprensa contra o Botafogo Reviewed by bcfsouza on agosto 24, 2013 Rating: 5

Um comentário

  1. Carlão - São Cristóvão/SE24 de agosto de 2013 16:25

    Muito importante a abordagem dessa comparação entre os comportamentos da mídia antes e depois do sucesso (ainda não concretizado em grandes títulos) do Botafogo.
    Mas aproveito o espaço para dar um exemplo de que a perseguição pode fortalecer.
    Lembram da Itália na copa de 1982?
    Era o mundo contra os caras:
    Envolvimento de atletas em escândalos de manipulação de resultados;
    A imprensa noticiando que jogadores tinham relacionamento amoroso entre si;
    Os favoritos eram Brasil e Argentina;
    Ninguém "apostava" nos "azurri".
    Mas o time de Paolo Rossi derrotou o de Maradona e depois venceu MERECIDAMENTE (descobri isso quando vi o VT, pois antes só ouvi dizerem que foi injusto) a seleção cheia de urubu amarelão disfarçado de canarinho (Canarinho de verdade era a SeleFOGO tricampeã em 58, 62 e 70).
    Na final os italianos ganharam da Alemanha e conquistaram o caneco.
    Moral da história:
    Deixe a imprensa falar. Vamos usar cada notícia contra nós como uma pílula motivacional para esfregar as Taças na cara deles!

    ResponderExcluir

Publicidade

FogoNotícias