Botafogo Football Club: Conheça a história de alguns de seus fundadores

Nesta postagens contaremos a história de quatro, dos doze fundadores do Botafogo Football Club: Álvaro Cordeiro, Augusto Paranhos, Basílio Viana e Flávio Ramos



Álvaro Cordeiro: Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck, o Álvaro Werneck, foi um dos fundadores do Botafogo Football Club em 1904. Além disso, foi o goleiro do time na primeira vitória do clube no futebol, 1 a 0 sobre o Petropolitano.

Álvaro Werneck foi o décimo presidente do Club de Regatas Botafogo entre 1920 e 1921, substituindo e sendo substituido por Raul do Rego Macedo, que assumiu o cargo em 1922, um ano antes de Álvaro Werneck voltar ao cargo em 1923. Werneck também foi presidente deste clube que inicialmente fora criado para as competições de remo, mas que desde 1942 o clube é representado pelo Botafogo de Futebol e Regatas, entre 1927 e 1928, pela terceira vez.

Augusto Paranhos: Augusto Paranhos Fontenelle (Zingo) um dos fundadores do Botafogo Futebol Clube, atual Botafogo FR, irmão de Mário Paranhos Fontenelle, que foi artilheiro do Botafogo, em 1914, no Campeonato Carioca.

Basílio Viana: Basílio Vianna Júnior foi um dos fundadores do Botafogo Football Club em 1904. Desde 1942, o clube é representado pelo Botafogo de Futebol e Regatas. Basílio Viana Junior foi o responsável pelo desenho do primeiro escudo do clube. Era um escudo no estilo suíço, tendo o seu contorno em preto. Sobre um fundo branco, havia, ao centro, as iniciais do clube: B F C, entrelaçadas, em preto.

Basílio Vianna também foi jogador do clube, atuando inclusive na estréia deste no futebol.

Flávio Ramos: Flávio da Silva Ramos (Rio de Janeiro, 14 de abril de 1889 — Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1967) foi um futebolista brasileiro e filho de José Júlio da Silva Ramos.
Flávio Ramos foi um dos fundadores do antigo Botafogo Football Club, atual Botafogo de Futebol e Regatas. Além disso, ele foi jogador do clube, sendo que, na sua estréia e do clube, jogou como goleiro e, nos jogos seguintes, como atacante.

Fez 60 gols em 53 jogos, no período de 1904 a 1913, sendo seu primeiro gol o primeiro da história do Botafogo. Foi campeão carioca em 1907 e 1910.
Flávio Ramos também foi o primeiro presidente do clube.

Além disso, chegou a treinar a equipe em 1928. Faleceu aos 78 anos de idade em sua cidade natal.



Por: Igor Melo
Botafogo Football Club: Conheça a história de alguns de seus fundadores Botafogo Football Club: Conheça a história de alguns de seus fundadores Reviewed by Informe Botafogo on agosto 12, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias