16 de Maio - Parabéns Nilton Santos e Feliz dia do Botafogo

Que o Botafogo tem diversos ídolos, como Garrincha, Jairzinho, Túlio Maravilha (...) todos sabem. Podemos ousar dizer que nenhum deles honrou tanto a camisa do Botafogo, se dedicou tanto ao clube, amou tanto a instituição como Nilton Santos. Maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial, Nilton vestiu apenas duas camisas em toda a sua brilhante carreira: a do Botafogo e a da Seleção Brasileira. Por isso, hoje, no dia em que o nosso maior ídolo comemora o seu 86º aniversário, gostaríamos de prestar uma pequena homenagem a Enciclopédia do Futebol.

Nascido no dia 16 de maio de 1925, Nilton Santos chegou ao Botafogo em 1948, por intermédio de um oficial da Aeronáutica, quando Nilton ainda prestava serviços militares.

Sua estreia no Glorioso aconteceu em também em 1948, quando o Botafogo enfrentou o América Mineiro. Desde que chegou ao Botafogo, Nilton Santos nunca mais saiu, a não ser para servir a seleção brasileira. Estas foram as únicas camisas que a Enciclopédia vestiu em sua carreira.

Vale lembrar também que Nilton Santos foi o principal responsável pela vinda de Garrincha (que se tornaria seu compadre e melhor amigo) ao Botafogo. No dia em que Mané foi fazer teste no Alvinegro, Nilton Santos teve de marcalo, e logo após o coletivo disse a seguinte frase ao treinador:

“Ele me deu um baile. Pedi que o contratassem e o pusessem entre os titulares. Eu não queria enfrentá-lo de novo”

Nilton disputou 718 partidas pelo Alvinegro, marcando 11 gols e conquistando os seguintes títulos:

Torneio Roberto Gomes Pedrosa :1962, 1964
Campeonato Carioca: 1948, 1957, 1961, 1962
Torneio Municipal de Futebol do Rio de Janeiro: 1951

Torneios Amistosos
Intercontinental de Clubes -FRA: 1963
Torneio Internacional da Colômbia: 1960
6º Torneio Pentagonal do México: 1962
Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz: 1964
Torneio interclubes do Suriname: 1964
Torneio Governador Magalhães Pinto: 1964
Torneio Triangular de Porto Alegre: 1951
Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro: 1954

E não haveria data melhor para se comemorar o Dia do Botafogo. Hoje, dia 16 de maio, é comemorado o dia do clube mais amado do Brasil. Nós desejamos a todos vocês um ótimo dia do Botafogo. E não se esqueça: vai sair, estudar, trabalhar...? Então vá com a camisa do Fogão!

Parabéns Nilton dos Santos, muito obrigado por toda a sua dedicação e amor ao Botafogo. Você estará sempre no coração de todos os botafoguenses!



Por: Igor Melo
16 de Maio - Parabéns Nilton Santos e Feliz dia do Botafogo 16 de Maio - Parabéns Nilton Santos e Feliz dia do Botafogo Reviewed by Informe Botafogo on maio 16, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

FogoNotícias